Ciência: Da filosofia à publicação (Metodologia Científica Aplicada à Biologia Animal)

30-h/aula - 1° Semestre letivo de 2024

Pós-graduação em Biologia Animal (Obrigatória), Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental (optativa)

Horário e local: Quarta-feira, 14 às 18 h. Prédio Wallace Corradi – Sala 207

Professor: Agnaldo Silva Martins (Departamento de Oceanografia e Ecologia - UFES)

Objetivo e ementa

Objetivo: Fornecer aos alunos elementos básicos de filosofia, lógica e método científico, bem como ferramentas práticas para elaboração publicações científicas e avaliar criticamente a ciência como carreira e forma de enxergar o mundo.

 

Ementa: Ciência e filosofia, as formas de conhecimento. Ciência básica x ciência aplicada. A lógica da ciência: Dedução x indução, a linha de Popper. O processo da ciência. O método da ciência: observação espontânea a interpretação de dados. A comunicação científica, passos e dificuldades. Armadilhas lógicas, problemas éticos do pesquisador, bioética. Avaliação na ciência.

 

Metodologia de ensino

A disciplina está baseada numa conjugação de diversos metodologias como o da "aula invertida", o "aprendizado baseado em problemas" e a "pedagogia da autonomia" usando o aprendizado pela via dialética e do desenvolvimento do pensamento crítico, o que, por definição é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias. Sendo assim, ao invés de aulas expositivas tradicionais ou seminários, trabalhos em grupo etc.., os temas propostos nessa página serão discutidos em sala de aula, a partir de uma exposição inicial de informações básicas feita pelo professor e de material que está sendo disponibilizado na página da disciplina, além de interações eletrônicas e exposição de vídeos. No início de cada aula haverá um período de ambientação e mentalização do tema no qual os alunos farão pesquisas e consultas a materiais fornecidos nesse site e outros a escolha do interessado. O aprendizado continuará fora da sala de aula através das interações no grupo no Whatsapp a ser formado para a disciplina.

 

 

Recursos de ensino

 

1)    Disponibilização de materiais para apoio ao ensino: Home-page da disciplina (https://oceanografia-ufes.jimdofree.com/ciência-da-filosofia-à-publicação/). A home page foi elaborada na plataforma gratuita JIMDO. A página contem o programa da disciplina, links para materiais bibliográficos, links de vídeos, textos e slides de aulas teóricas.

 

2)    Plataforma de comunicação com os alunos: Grupo de Whatsapp a ser criado no primeiro dia de aula. Nesse grupo são repassados avisos, materiais extra para estudo, interações fora dos horários das aulas síncronas e quaisquer outros tipos de comunicação necessárias para o bom andamento da disciplina. O Whatsapp será usado também para recebimento de avaliações, que serão feitas parcialmente por meio de envio de áudios de maneira assíncrona.

 

3)    Google Formulários: Será usado para  parte das avaliações através de questões sobre o desempenho nas aulas.

 

 

Programação de temas das aulas (sujeito a alterações)

Tema 1, 3 e 10 de abril (4h): Cultura, filosofia e ciência: Como vai funcionar a disciplina. O que é ciência? Por que ela é diferente da arte, religião, moral, senso comum, metafísica? Por que a ciência é irmã da filosofia? Por que filosofia é essencial para a ciência? Ciência e metafísica, o que tem em comum? A filosofia da ciência e suas ramificações. Fontes: Slides das aulas teóricas 1 a 12, Hessem J. 2000, páginas 1 a 23.

 

 

Tema 2, 17 e 24 de abril (4h): Teoria do conhecimento. É possível obtermos o conhecimento verdadeiro? Você é cético, dogmático, subjetivo, relativista, pragmático ou crítico? Como se constrói o conhecimento? Com a razão, a observação ou ambos? Quem vem primeiro? De onde vem o conhecimento? A realidade é a mesma para todos? Existe uma realidade absoluta? Como sabemos que chegamos à verdade? É possível a prática científica e religiosa ao mesmo tempo? Todos os cientistas devem  ser ateus? Fontes: Slides das aulas teóricas 13 a 28, Hessem, J. 2000, páginas 24 a 145.

 

 

Tema 3, 8 e 15 de maio (4h): As buscas da ciência: Para que fazer ciência? (Para resolver problemas? Para ajudar a sociedade? Apenas pelo saber?) A sociedade deve contribuir com a ciência? A sociedade deve saber mais sobre o que é ciência? Qual é a diferença de ciência básica e aplicada?  Fonte: Slides das aulas teóricas 29 a 36.

 

 

Tema 4, 22 e 29 de maio (4h): A lógica da ciência: Os riscos do viés da confirmação. É possível construir conhecimento só com a observação? Para que servem as hipóteses? É possível negar hipóteses ou só confirmar? Existe conhecimento verdadeiro e definitivo? O que está nos livros científicos e artigos das principais revistas é conhecimento verdadeiro e definitivo? Como demonstrar se um conhecimento é válido? Como discutir os resultados com a lógica? A probabilidade e estatística ajuda a provar ou negar hipóteses? Fontes: Slides das aulas teóricas 37 a 58, Popper, 1972, Capítulo X, página 275 a 308.

 

 

Tema 5, 5 de junho (4h): O processo da ciência: Como funciona a ciência? O que é um bom cientista? Estamos formando formando bons cientistas? Porque os cientistas estão adoecendo? Porque temos que defender uma tese em público? A pós-graduação poderia ser diferente? Como? Fonte: Slides 59 a 70.

 

 

Tema 6, 19 e 26 de junho (4h): O método da ciência: Quais são as etapas essenciais ao processo científico? Quanto tempo devo dedicar proporcionalmente a cada uma? Eu posso terceirizar algumas etapas do processo científico? Por que a análise exploratória é negligenciada? Fazer pesquisa e fazer ciência, técnicos de luxo ou cientistas? Fonte: Slide das aulas teóricas 71 a 90.

 

 

Tema 7,  3 de julho (4h): A comunicação científica: Porque existem tantas pesquisas engavetadas? Por que montar um artigo é tão difícil? Qual é a ordem natural de montar uma comunicação científica? O que faz uma comunicação científica ser boa? Como escrever boas introduções, material e métodos, resultados e conclusões? Apresentar trabalho em congresso é uma forma adequada de divulgar ciência? Fontes: Slides das aulas teóricas 91 a 106. Slides com dicas para submissão e avaliação de artigos. Curso online: método lógico para Redação Científica. 

 

 

Tema 8, 10 e 17 de julho (4h): Ética científica e avaliação científica:  Como avaliar o mérito científico? Quais são os tipos de cientistas? Prós e contras do índice Qualis, Fator de Impacto, Índice H e outros indicadores de mérito. Como evitar cair em armadilhas lógicas e evitar a falta de ética na argumentação? O que é desonestidade intelectual? O que são falácias e como evita-las? Como evitar ser antiético ao lidar com seres vivos? Quais são as regras de boa convivência e ética profissional do pesquisador? Como lidar com os problemas éticos da atribuição das autorias de artigos? Fonte: slide 107 a 128.

 

 

Avaliação

1) Uma avaliação oral (50% da nota). Será realizada ao final da disciplina. O professor enviará temas dentre discutidos nas aulas. O aluno deverá enviar um áudio de no máximo 3 minutos (não tem problema o tempo ser menor) ou um texto de até 200 palavras expressando seus argumentos sobre o tema proposto.  A avaliação seguirá o seguinte critério: 50% pela argumentação correta, 50% pela coerência e aderência ao tema proposto.

 

2) Auto avaliação. Será realizada no final da disciplina. O professor enviará um formulário para ser preenchido no google docs com perguntas de múltipla escolha sobre o desempenho nas aulas. As respostas irão compor a pontuação final.

 

Bibliografia

Material didático

Links e curiosidades da ciência

Filmes interessantes para ciência