Processo de Ensino e Aprendizagem

30-h/aula - 1° Semestre letivo de 2024

Pós-Graduação - Pós-graduação em Biologia Animal e Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental (optativa)

Horário e local: Quartas-feiras, 16-18h,  e 25 de Maio, Prédio Wallace Corradi – Sala 207

Professor: Agnaldo Silva Martins (Departamento de Oceanografia e Ecologia - UFES)

Objetivo: Fomentar a reflexão e debate com os alunos de pós-graduação sobre o papel do docente na formação em nível de graduação.

 

Ementa: O “instinto” humano para aprendizagem. O papel do docente no ensino. Princípios da educação emancipadora. Metodologias ativas de ensino superior, prós e contras. Avaliação do ensino, novas perspectivas.

 

Metodologia de ensino

 

A disciplina está baseada numa conjugação de diversas metodologias ativas como o da "aula invertida", o "aprendizado baseado em problemas" e a "pedagogia da autonomia" usando o aprendizado pela via dialética e do desenvolvimento do pensamento crítico, o que, por definição é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias. Sendo assim, os temas propostos serão discutidos em sala de aula, a partir de uma exposição inicial de informações básicas feita pelo professor e de material que está sendo disponibilizado, além de interações eletrônicas e exposição de vídeos. O aprendizado continuará fora da sala de aula através das interações no grupo no whatsapp a ser formado para a disciplina.

 

 

Recursos de ensino

 

1) Disponibilização de materiais para apoio ao ensino: Home-page da disciplina (https://oceanografia-ufes.jimdofree.com/processo-de-ensino-e-prendizagem/). A home page foi elaborada na plataforma gratuita JIMDO. A página contem o programa da disciplina, links para materiais bibliográficos, links de vídeos, textos e slides de aulas teóricas.

2) Plataforma de comunicação com os alunos: Grupo de Whatsapp a ser criado no primeiro dia de aula. Nesse grupo são repassados avisos, materiais extra para estudo, interações fora dos horários das aulas síncronas e quaisquer outros tipos de comunicação necessárias para o bom andamento da disciplina. O Whatsapp será usado também para recebimento de avaliações, que serão feitas parcialmente por meio de envio de áudios de maneira assíncrona.

3) Google Formulários: Será usado para parte das avaliações através de questões sobre o desempenho nas aulas.

 

Programação de temas das aulas (sujeito a alterações)

Tema 1, 3 e 10 de abril: Reavaliação do papel da escola como conhecemos como fonte do processo de ensino a aprendizagem. Quais são os problemas do modelo de ensino que temos hoje. O que aprendemos? Projeção de três vídeos e discussão sobre a temática do impacto e o papel da escola desde o ensino fundamental até o ensino superior na vida das pessoas e no aprendizado.

 

Tema 2 - 17 e 24 de abril - O “Instinto” humano para aprendizagem. Avaliação da capacidade inata do ser humano em aprender na perspectiva das experiências com o “unschooling” na Europa e EUA. Projeção do filme "Being and Becoming". O papel do docente no ensino. É possível existir o “Mestre Ignorante” ou o domínio de conteúdo é fundamental? Material de apoio: 1, 4 e 6.

 

Tema 3, 8 e 15 de maio: Princípios da educação emancipadora 1: o peso e a relevância do conteúdo. Princípios da educação emancipadora 2: ensino, opressão e domínio. O autoritarismo nas relações de ensino e aprendizagem. Princípios da educação emancipadora 3: ensino e conexão com a realidade. Contextualização. Material de apoio: 2, 3 e 4.

 

Tema 4, 22 e 29 de maio: Princípios da educação emancipadora 4: cidadãos autônomos ou repetidores autômatos? Princípios da educação emancipadora 5: com quantas verdades de faz o ensino? Senso crítico x repetição. Princípios da educação emancipadora 6: uma aula pode ser uma parceria? Pode ser prazerosa? Cabe emoção numa aula ou é um processo apenas racional?

 

Tema 5, 5 e 12 de junho. Princípios da educação emancipadora 7: a aula como fonte de inspiração e motivação. O sonho possível? Princípios da educação emancipadora 8: Uso das metodologias de ensino e o respeito as individualidades. Material de apoio: 3 e 4

 

Tema 6, 19 e 26 de de junho: Metodologias ativas no ensino superior: aula invertida, aprendizado baseado em problemas, dialética ativa e outras. Prós e contras. Material de apoio: 2 e 5.

 

Tema 7: 3 e 10 de julho. Avaliação do ensino. Por que avaliar? Existe o método de avaliação ideal? Auto-avaliação é um método válido? Material de apoio: 2 e 5.

 

Tema 8: 17 de julho. Plano de ensino. O que é e como fazer? Oficina de construção de plano de ensino e apresentação dos planos pelos interessados.

 

Avaliação

1) Apresentação de um plano de ensino de disciplina de ensino superior a escolha do aluno baseado nos conhecimentos adquiridos durante a disciplina (50% da nota).

2) Auto avaliação. Será realizada no final da disciplina (50% da nota). O professor enviará um formulário para ser preenchido no google docs com perguntas de múltipla escolha sobre o desempenho nas aulas. As respostas irão compor a pontuação final.

Bibliografia

 

1-BELLAR, C. 2014. Being and Becoming.

 

2-BERBEL, N.A.N. 2011. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semin Ciênc Soc Hum; 32(1):25-40. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999

 

3-FREIRE, P. 2009. Pedagogia da Autonomia. 36. ed, São Paulo: Paz e Terra.

 

4-MASSETO, M. 2012. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus.

 

5-MORÁN, J. 2015. Mudando a educação com metodologias ativas.[Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG.

 

6-RANCIÈRE, Jacques. 2013. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução: Lílian do Valle. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica.