Introdução ao Estudo dos Oceanos

45h/aula - 1° Semestre letivo de 2024

Curso de Graduação em Oceanografia (obrigatória)

Horário e local: Sextas, 8 às 11h. IC-III, sala 104.

Professor: Agnaldo Silva Martins (Departamento de Oceanografia e Ecologia - UFES)

Objetivo e ementa

Integração ao curso de oceanografia
Compreender os princípios e questões relacionadas às cinco áreas que compõem o curso
Discutir as inter-relações entre as áreas de conhecimento
Avaliar criticamente a estrutura curricular e atuação profissional


Tópicos abordados: Definição da oceanografia como ciência, perfil do profissional, Características mais importantes do ambiente marinho. História da oceanografia. Oceanografia geológica: Estrutura geológica dos oceanos e tectônica de placas, sedimentação marinha. Oceanografia química: propriedades químicas da água do mar, origem e evolução da constituição química do mar. Oceanografia física: propriedades físicas, circulação superficial e profunda, ondas e marés. Oceanografia biológica: caracterização do plâncton, nécton e bentos marinho, processos de produção pelágica e bentônica. Oceanografia socioambiental.

Metodologia de Ensino

A disciplina está baseada numa conjugação de diversas metodologias ativas como o da "aula invertida", o "aprendizado baseado em problemas" e a "pedagogia da autonomia" Os alunos serão convidados a fazer perguntas a respeito de um tema que será foco de cada aula, sendo facultado fazer perguntas de temas gerais. As perguntas serão feitas em formulário do google docs durante os 30 minutos iniciais da aula, assim como a pesquisa dos tópicos relacionados ao tema proposto com base nos materiais fornecidos pelo professor no website da disciplina e livre pesquisa na internet. As possíveis respostas para as perguntas elaboradas pelos alunos serão discutidas em sala de aula entre professor, alunos e tutores. Será utilizado ainda o Whatsapp para comunicação com a turma e discussões fora de sala de aula e o Google Formulários para aplicação de provas. As aulas serão cerca de 100% presenciais, nas sextas entre as 8 e 11h. 

Recursos de Ensino

1) Disponibilização de materiais para apoio ao ensino: Home-page da disciplina (https://oceanografia-ufes.jimdofree.com/introdução-ao-estudo-dos-oceanos/). A home page foi elaborada na plataforma gratuita JIMDO. A página contem o programa da disciplina, links para materiais bibliográficos, links de vídeos, textos e slides de aulas teóricas.

2) Plataforma de comunicação com os alunos: Grupo de Whatsapp a ser criado no primeiro dia de aula. Nesse grupo são repassados avisos, materiais extra para estudo, interações fora dos horários das aulas e quaisquer outros tipos de comunicação necessárias para o bom andamento da disciplina.

3) Google Formulários: Será usado para parte das avaliações através de questões sobre o desempenho nas aulas e testes síncronos.

4) Mentimeter: plataforma para interações que podem ser feitas anonimamente entre alunos e professor.

Programação de temas das aulas (sujeito a alterações)

Tema 1, 22/03 e 12/04- O QUE É OCEANOGRAFIA? O PROFISSIONAL OCEANÓGRAFO. Como vai funcionar a disciplina e porque. O que é Oceanografia? Por que a oceanografia é importante para a humanidade? Por que a sociedade conhece tão pouco a oceanografia? Fonte: Material de apoio 1 e capítulo 1 do Material de apoio 15. O que faz um profissional em oceanografia? Como ter uma formação ótima em oceanografia? Como fazer para melhorar meu curso e minha profissão? Fonte: Material de apoio 1.

 

Tema 2, 19/04 e 26/04. OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA. ESTRUTURA GEOLÓGICA DOS OCEANOS. Porque os oceanos tem as montanhas mais altas e as cordilheiras mais longas? Por que não tem petróleo além de 3 mil metros de profundidade? Porque o oceano tem tão poucas áreas rasas? Podem ocorrer terremotos e tsunamis na costa Brasileira? Por que? Fonte: Material de apoio 2 e 3. Capítulos 2 e 3 do Material do apoio 15. SEDIMENTOS NOS OCEANOS. Por que algumas praias estão sumindo e outras parecem estar aumentando? Porque a areia de praia parece ser tão diferente de uma para a outra? Quão fundo eu tenho que cavar numa praia para achar uma rocha? No leito do oceano tem uma areia igual a da praia? Por que? A areia e lama do mar se movimenta só para cima e para baixo ou para os lados também? Como isso ocorre? Para onde vai a lama do desastre de Mariana? Fonte: Material de apoio 4. Capítulo 4 do material de apoio 15.

 

Tema 3, 03/05 - OCEANOGRAFIA QUÍMICA. Por que o mar é salgado? Posso extrair ouro do mar? E outros metais preciosos? Se eu tirar o sal da água do mar, posso beber sem problemas? O que mais tem na água do mar além dos sais? Os peixes respiram o oxigênio das moléculas de água? Por que é tão difícil manter um aquário de água salgada? A água do mar pode parecer limpa e mesmo assim estar poluída? Fonte: Material de apoio 5. Capítulo 6 do Material de Apoio 15.

 

Tema 4, 17 e 24/05. OCEANOGRAFIA FÍSICA. PROPRIEDADES FÍSICAS DO MAR. O que torna a água do mar mais ou menos densa? O que é temperatura? Por que os animais marinhos usam mais o som do que a visão para se orientar na água? Porque o som é mais rápido no mar do que no ar? Porque tudo fica azul quando mergulhamos mais fundo? Se o mar está sempre bem misturado, então tem a mesma temperatura e salinidade em qualquer profundidade e latitude? Por que? Fonte: Material de apoio 6. Capítulo 5 do Material de Apoio 15. CIRCULAÇÃO OCEÂNICA. O que faz os oceanos se movimentarem? Todas as águas do oceano se movimentam, até as mais profundas? Quais energias movimentam os oceanos na superfície e no fundo? Como a circulação da atmosfera interfere nos oceanos? O que Coriólis e como funciona? É verdade que podemos ter uma corrente no fundo indo na direção contrária do vento que a empurra?  O que tem a ver o clima do Canadá e da Europa com as correntes marinhas?  Por que a corrente inverte a direção em algumas épocas do ano e locais? Por que as correntes profundas são tão lentas e frias? Fonte: Material de apoio 7. Capítulo 7 do Material de apoio 15. ONDAS. Como é e como se comporta uma onde no mar? Quantos tipos diferentes de ondas temos no mar? Quando a onda avança, a água avança junto com ela?  Podemos ter Tsunamis no Brasil?  Existem ondas debaixo da água? Fonte: Material de apoio 8. Capítulo 8 do Material de apoio 15. MARÉS. Porque temos duas marés altas e baixas por dia? Por que a hora da maré alta muda todo o dia? Porque em dias de lua cheia e lua nova a maré sobe mais? As marés geram correntes?  Fonte: Material de apoio 9. Capítulo 9 do Material de apoio 15.

 

Tema 5, 14  e 21/06 - OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA. INTRODUÇÃO A OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA .O que é produtividade primária? O que são cadeias tróficas? O que são sistemas autotróficos e heterotróficos? Quais são os ecossistemas marinhos mais importantes e porque? Qual é a diferença de Plâncton, Bentos, Nécton e Pleuston? Material de apoio 10. Capítulo 10 e 12 do Material de apoio 15. PRODUÇÃO PELÁGICA. Por que os oceanos são menos produtivos que os continentes? O que limita a produtividade dos oceanos?  Onde e quando estão as "ilhas" de produtividade dos oceanos e porque? Material de apoio 11. Capítulo 11 do Material de apoio 15. PRODUÇÃO BENTÔNICA. O "solo" do fundo marinho é parecido do solo terrestre? Porque? Como sobrevivem os organismos bentônicos? Eles produzem o próprio alimento? Por que os recifes de coral são os locais de maior biodiversidade marinha? Há vida bentônica nos locais mais profundos? Como se alimentam e vivem esses organismos? Material de apoio 12. Capítulo 12 do Material de apoio 15.

 

Tema 6, 28/06. OCEANOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL. Oceanografia e cidadania, porque isso é importante? Como definir "desenvolvimento"? Riqueza, progresso, mais bens? E como definir sustentabilidade? Permanecer, preservar, qualidade? O mundo pode se desenvolver e ser sustentável? Por que há tantos conflitos entre economia e meio ambiente? Quais são os caminhos para um oceano conservado no atual modelo de sociedade? A sociedade entende a importância dos oceanos para seu dia a dia? O que os oceanógrafos podem fazer para mudar esse panorama?

 

Tema 7, EXTRA, 5/07 - POLUIÇÃO MARINHA. Quais são os topos de poluição marinha mais perigosos?Será que os derramamentos de óleo e os desastres como o de Mariana são os principais problemas da poluição dos mares? Porque a poluição por plástico tem se tornado tão preocupante nos últimos anos? O que podemos fazer para combater a poluição marinha? Material de apoio 13. Capítulo 16 do Material de apoio 15.

 

Tema 8, EXTRA, 19/07 - USOS INOVADORES DOS OCEANOS. É possível extrair energia dos oceanos? Como isso pode ser feito? As ondas, correntes, marés e contrastes térmicos podem fornecer energia? De que maneira? Dá para extrair água doce da água salgada para abastecer as cidades? Quais são os métodos e desafios? Material de apoio 14. Capítulo 15 do Material de apoio 15.

 

Material de apoio (clicar no tópico para baixar os slides em PDF ou vídeo interativo em vermelho)

  1. Definição da oceanografia como ciência
  2. Características mais importantes do ambiente marinho        Vídeo interativo
  3. Oceanografia geológica: Estrutura do leito dos oceanos e tectônica de placas          Vídeo interativo
  4. Oceanografia geológica: Sedimentação marinha                 Vídeo interativo
  5. Oceanografia química                                                           Vídeo interativo
  6. Oceanografia física: propriedades físicas da água do mar                           Vídeo interativo
  7. Oceanografia física: Circulação superficial e profunda                                  Vídeo interativo
  8. Oceanografia física: Ondas                                                    Vídeo interativo
  9. Oceanografia física: Marés                                                Vídeo interativo
  10. Oceanografia biológica: introdução                                    Vídeo interativo
  11. Oceanografia biológica: Produção pelágica                        Vídeo interativo
  12. Oceanografia biológica: Produção bentônica                      Vídeo interativo
  13. Tópicos especiais em oceanografia 1: Poluição marinha
  14. Tópicos especiais em oceanografia 2: Usos inovadores dos oceanos
  15. Introdução às Ciências do Mar - livro de apoio didático

Avaliação

1) Perguntas oceanográficas (50% da nota final). Após cada aula e também durante as mesmas, os alunos serão convidados e estimulados a fazer perguntas e trazer temas relevantes e inovadores sobre os oceanos e assuntos correlatos para discussão. As perguntas, temas e possíveis respostas serão registradas em uma enquete nos formulários do Google. Para obtenção de 100% da nota o aluno deverá registrar nos formulários do google ao menos duas perguntas ou temas de cada aula que participar. Para que contem para a avaliação, pelo menos duas perguntas devem ter relação com o assunto da aula. Mas serão consideradas também perguntas extra sem relação com o tema.
2) Auto avaliação (50% da nota final). Será realizada no final da disciplina. O professor enviará um formulário para ser preenchido no "Google Formulários" com perguntas de múltipla escolha sobre o desempenho nas aulas. As respostas irão compor a pontuação final.

 

Bibliografia

BÁSICA

CASTELLO, J.P. KRUG, L.C. 2015. Introdução às Ciências do Mar. Ed. Textos, Pelotas, 602p.

GARRISON, T. 2010. Fundamentos de oceanografia. Cengage Learning, São Paulo, 426p.
PEREIRA, R. C. & SOARES-GOMES, A. (org.) 2002. Biologia marinha. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 382p.

 

COMPLEMENTAR

MOORE, R.S. (Ed.).1975. Oceanografia. Seleciones de Scientific American. H.Blume Ediciones, Madrid, 475p.

PINET, P. R. 1998. Invitation to Oceanography. Jones and Bartlett Pub., 508 p.

Schmiegelow, J. M. 2004. O Planeta Azul - Uma Introdução às Ciências Marinhas. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 202p.

Skinner, B. J. e Turelian, K. K. 1988. O Homem e o Oceano. Editora Edgard Blucher Ltda, 154p.

SUMMERHAYES, C.P. & THORPE, S.A. 1998. Oceanography: An illustrated grid. John Wiley and Sons, New York, 352 p.

 

Vídeos

Oceanografia física 1: Dinâmica dos Oceanos


Oceanografia física 2: Ondas na água


Oceanografia física 3: A praia, um rio de areia