Processos Oceanográficos

60h/aula - 2° Semestre letivo de 2022 (14 de agosto a 16 de dezembro de 2023)

Curso de Graduação em Oceanografia (obrigatória)

Horário e local: IC3, sala 203, Quartas, 14 às 18h.

Professor: Agnaldo Silva Martins (Departamento de Oceanografia e Ecologia - UFES)

Objetivo

Revisar conceitos da oceanografia integrando as áreas física, química, biológica e geológica e humana em processos descritos em diversas escalas temporais e espaciais. Atualização de técnicas modernas em oceanografia e das principais questões científicas e práticas ligadas ao funcionamento do oceano

Metodologia de ensino

A disciplina está baseada numa conjugação de diversos metodologias como o da "aula invertida", o "aprendizado baseado em problemas" e a "pedagogia da autonomia" usando o aprendizado pela via dialética e do desenvolvimento do pensamento crítico, o que, por definição é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias. Os temas propostos nessa página serão discutidos em sala de aula, a partir de uma exposição inicial de informações básicas feita pelo professor e de material que está sendo disponibilizado na página da disciplina, além de interações eletrônicas e exposição de vídeos. No início de cada aula haverá um período de ambientação e mentalização do tema no qual os alunos farão pesquisas e consultas a materiais fornecidos nesse site e outros a escolha do interessado. O aprendizado continuará fora da sala de aula através das interações no grupo no whatsapp a ser formado para a disciplina.

Recursos de Ensino

1) Disponibilização de materiais para apoio ao ensino: Home-page da disciplina (https://oceanografia-ufes.jimdofree.com/processos-oceanográficos/). A home page foi elaborada na plataforma gratuita JIMDO. A página contem o programa da disciplina, links para materiais bibliográficos, links de vídeos, textos e slides de aulas teóricas.

2) Plataforma de comunicação com os alunos: Grupo de Whatsapp a ser criado no primeiro dia de aula. Nesse grupo são repassados avisos, materiais extra para estudo, interações fora dos horários das aulas síncronas e quaisquer outros tipos de comunicação necessárias para o bom andamento da disciplina.

3) Google Formulários: Será usado para parte das avaliações através de questões sobre o desempenho nas aulas e testes síncronos.

4) MENTIMETER: É uma plataforma para garantir interatividade online, permitindo que todos os alunos participem dos debates de maneira síncrona e anônima, se assim o desejarem.

 

Temas de discussão propostos e cronograma

  1. Como vai funcionar a disciplina (16/08): Existem maneiras alternativas de aprender oceanografia? Porque esquecemos quase tudo o que aprendemos depois das provas? O ensino universitário deveria ser mais técnico, prático, informativo ou aprofundado (entender os significados e os valores)?
  2. Oceanografia: você está fazendo isso errado! Ou não? (06/09) Estamos fazendo as abordagens corretas nos estudos oceanográficos para entender seu funcionamento? Os instrumental usado hoje é adequado para entendermos os oceanos? As escalas de estudos e monitoramentos são realmente compatíveis com os fenômenos? Oceanografia: ciência ou serviço? Como separar a oceanografia como ciência e como serviço? O que falta para o mercado da oceanografia como serviço deslanchar? Estamos formando pessoas preparadas para prestar serviços ou fazer ciência? Ou ambos? Fontes: Slides 1 e 10, Texto 4.
  3. O acidente de Mariana e suas consequências para a Oceanografia (13/09). O que sabemos sobre a dinâmica das plumas? Como os organismos reagem as mudanças diárias de plumas estuarinas e de rio? Como monitorar plumas estuarinas e conseguir entender os impactos causados por acidentes como o de Mariana? É possível diferenciar os efeitos crônicos e agudos pré e pós acidente? Fonte: Slide 5, Texto 10, 14.
  4. Oceanografia e pesca: porque é tão difícil produzir alimentos do mar? (debate sobre o filme: O fim da linha) (20/09). Quais são as limitações para produzir alimento do mar pela pesca e aquicultura e porque pouca gente entende isso? Como a oceanografia pode ajudar a garantir mais alimentos para a humanidade? Fonte: Slides 4 a 7, Textos 1 a 3.
  5. Poluição por plástico nos oceanos: como a Oceanografia pode ajudar a resolver esse problema? (04/10). O papel dos giros centrais na concentração dos micro-plásticos. Os efeitos sobre a biota marinha. Os padrões de produtividade em meso e macro escala relacionados a vórtices e giros e o transporte dos plásticos. Acabar com os resíduos sólidos ou armazená-los em um lugar seguro? Fonte: Slide 8, Texto 10.
  6. Transporte nos oceanos e seus impactos (Debate sobre o filme: "O custo do Transporte Global"). (11/10). 1) O transporte de navios e containers como peça fundamental da globalização e sociedade de consumo que temos hoje. 2) Indústria invisível e poderosa e que pode transportar muitos produtos altamente perigosos e contaminantes nos oceanos. 3) Uso de países pobres e vulneráveis para explorar recursos naturais e humanos mais facilmente. 4) Impacto dos containers que tem no mar, 5) Poluição de petróleo sujo e contaminado por lavagens de tanques na costa, 6) Espécies invasoras do plâncton (impacto com prejuízos econômicos e extinção), 7) Poluição acústica (cetáceos e outros). 8) Dificuldade de regulamentações em nível internacional dos oceanos, 10) Sugestões para a indústria de transporte melhorar. Consumo consciente?
  7. Conservação dos oceanos (debate do filme SeaSpiracy) (18/10). Como a conservação dos oceanos ainda é vista de uma forma romântica e alienada. Embora o plástico seja um problema, a destruição direta de espécies e habitats pode ser muito pior e mensurável. Importância dos predadores de topo na estruturação de ecossistemas. O uso da luta, da causa, do selo ambiental para obter lucro (Dolphin safe). Pesca comercial é de longe mais prejudicial que o plástico ou o petróleo para os oceanos? Porque Ongs ambientais não se preocupam com a pesca se está tão claro que é pior? Pode existir pesca sustentável? O que é sustentável? Conflito pesca industrial e artesanal. Aquacultura: doenças, poluição orgânica e impacto com captura do alimento.
  8. Mudanças climáticas: Filme "A grande farsa do Aquecimento Global". (25/10). Debate sobre o filme. Será que tudo o que aprendemos sobre o aquecimento global antropogênico pode estar errado? Como foi criada a teoria do aquecimento global e quais as consequências sociais, econômicas e políticas? Fonte: Filme Aquecimento Global.
  9. Mudanças climáticas: o papel do carbono e uma análise crítica das séries temporais de clima (11/11).Como saber se o clima foi mais quente ou mais frio no passado? Qual são os métodos de medição e sua precisão? O carbono é realmente o problema?. Será que o ciclo do carbono oceânico pode afetar o clima? Qual é o papel do carbono em relação aos outros gases estufa? A física atmosférica que explica o efeito do carbono na temperatura. Será que há violação das leis básicas de interação da matéria?  Fontes: Textos 5 a 7, Filme Aquecimento Global.
  10. Mudanças climáticas: Eventos climáticos extremos, variações do nível do mar e as mudanças do clima (08/11). Como é a base de informações sobre os eventos climáticos e como isso afeta a percepção que temos? Eventos extremos realmente estão relacionados com mudanças climáticas de longo prazo? É possível prever eventos climáticos extremos?  O nível do mar está realmente subindo? Como ter certeza sobre a diferença entre processos globais e regionais de variação do nível do mar. As subidas do nível do mar atuais são extremas em relação a períodos geológicos recentes? Fontes: Textos 9, 11 e 13, Filme Aquecimento Global.
  11. Mudanças climáticas: O papel dos modelos matemáticos e da mídia (22/11). Quão confiáveis são os modelos climáticos? Qual é a precisão de modelos que preveem o comportamento do clima para daqui a 50 ou 100 anos? Por que as previsões dos modelos matemáticos tem sido superestimadas? O chamado "Consenso Climático" e sua origem. A Ciência real e a do Aquecimento Global. O papel da mídia, das corporações e dos agentes políticos no debate sobre o clima. O uso errôneo do "princípio precautivo" Fontes: Slide 10, Texto 7, 11 e 13, Filme Aquecimenbto Global.
  12. Desenvolvimento sustentável e os oceanos (29/11). Como definir "desenvolvimento"? Riqueza, progresso, mais bens? E como definir sustentabilidade? Permanecer, preservar, qualidade? O mundo pode se desenvolver e ser sustentável? Por que há tantos conflitos entre economia e meio ambiente? Quais são os caminhos para um oceano conservado no atual modelo de sociedade?
  13. Oceanografia e sociedade: Como a sociedade enxerga os oceanos e a oceanografia? (06/12). A sociedade entende a importância dos oceanos para seu dia a dia? O que os oceanógrafos podem fazer para mudar esse panorama? Fonte: Texto 4 e 9.
  14. Avaliação e fechamento. Interações com Mentimeter. O futuro. (13/12). Percepções pessoais e da sociedade sobre os impactos nos oceanos. Avaliação crítica da metodologia de ensino e o aproveitamento.

Material didático de apoio (clicar no tópico para baixar os slides em PDF ou vídeo interativo)

  1. Introdução: O que são, quais são e quais as escalas dos processos oceanográficos       Vídeo interativo

  2. Processos de grande escala temporal: evolução biogeoquímica e tectônica de placas        Vídeo interativo

  3. Processos em micro escala: produtividade e camada limite           Vídeo interativo

  4. Processos em pequena escala: camada de mistura em águas abertas           Vídeo interativo

  5. Efeitos da estrutura vertical: aportes de água doce e misturas pela maré         Vídeo interativo

  6. Processos de meso-escala 1: Ressurgências             Vídeo interativo

  7. Processos de meso-escala 2: frentes             Vídeo interativo

  8. Processos de grande-escala: Interações oceano-atmosfera, circulação oceânica superficial e profunda           Vídeo interativo

  9. Processos bentônicos: variabilidade de sedimentos e suas conseqüências sobre a produtividade            Vídeo interativo

  10. Síntese e futuro

Textos de apoio

  1. Processo de produção primária    Texto base
  2. Fluxo de energia e habitats no estuário da lagoa dos Patos      Texto base
  3. Relações e funcionamento do ambiente costeiro e marinho no extremo sul do Brasil     Texto base
  4. Rumo a uma oceanografia operacional     Texto base
  5. Ciclo oceânico do carbono     Texto base
  6. Processos biogeoquímicos relacionados ao ciclo do carbono    Texto base
  7. Absorção do gás carbônico resultante das atividades humanas     Texto base
  8. Zona costeira e plataforma continental do Brasil    Texto base
  9. Caracterização meteo-oceanográfica da bacia do Espírito Santo – análise integrada   Texto base
  10. Dynamics of marine ecosystems.
  11. Carta aberta ao Ministro da Ciência e Tecnologia
  12. A ciência real e a ciência do aquecimento global
  13. Novas informações sobre aquecimento global antropogênico
  14. Termos de referência e relatórios do monitoramento marinho do desastre de Mariana

Avaliação

1) Uma avaliação oral ou escrita (a definir) (50% da nota). Será realizada ao final da disciplina. O professor enviará temas dentre discutidos nas aulas. O aluno deverá enviar um áudio de no máximo 3 minutos ou um texto de no máximo 200 palavras (não tem problema ser menor) expressando seus argumentos sobre o tema proposto.  A avaliação seguirá o seguinte critério: 50% pela argumentação correta, 50% pela coerência e aderência ao tema proposto.

 

2) Auto avaliação. Será realizada no final da disciplina. O professor enviará um formulário para ser preenchido no google docs com perguntas de múltipla escolha sobre o desempenho nas aulas. As respostas irão compor a pontuação final.

Vídeo

Bibliografia

BÁSICA:

BAPTISTA NETO, J. A.; PONZI, V. R. A. & SICHEL, S. E. (orgs.). 2004. Introdução à Geologia Marinha. Ed. Interciência, Rio de janeiro, 279 p. (EC8).

MANN, K.H.; LAZIER, J.R.N. 1991. Dynamics of marine ecosystems. Blackwell Scientific Publications, Boston, 466p.

MINSTER, J. F. 1997. A máquina Oceano. Instituto Piaget, Lisboa, 305p. (EC4, EC5, EC6, EC7)

PEREIRA, R. C. & SOARES-GOMES, A. (Org.) 2002. Biologia Marinha. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 382p. (EC1).

 
COMPLEMENTAR:

ROSSI-WONGTSCHOWSKI, Carmen Lucia D. B; MADUREIRA, Lauro Saint Pastous (Org.). O Ambiente oceanográfico da plataforma continental e do talude na Região Sudeste-Sul do Brasil. São Paulo EDUSP, 2006. 466 p ISBN 8531409489 (broch.)

SEELIGER, U., ODEBRECHT, C. & CASTELLO, J. P. (Eds). 1998. Os Ecossistemas Costeiro e Marinho do Extremo Sul do Brasil. Editora Ecoscientia, Rio Grande, RS, 341p. (EC2, EC3)

CASTELLO, J.P. KRUG, L.C. 2015. Introdução às Ciências do Mar. Ed. Textos, Pelotas, 602p.

GARRISON, T. 2010. Fundamentos de oceanografia. Cengage Learning, São Paulo, 426p.
PINET, P. R. 1998. Invitation to Oceanography. Jones and Bartlett Pub., 508 p.

BAKUN, A. 1996. Patterns in the Ocean. Ocean Processes and marine population dynamics. California Sea Grant College System, 322p.

BARNES, R.S.K.; HUGHES, R.N. 1988. An introduction to marine ecology. Blackwell Scientific Publications, Oxford, 351p.